Páginas

O Nariz Vermelho

| quarta-feira, 21 de março de 2012 | |
O Palhaço Anacleto cai pela centésima vez e o resultado é o esperado, a gargalhada geral. Tropeça, cai, levanta-se, é esta a mecânica do bobo. Magoa-se, estão lá as lágrimas pintadas para o provar, levanta-se desentorpece o corpo e sorri. É o que se espera dele: cair e aleijar-se. É um trabalho como outro qualquer; ele desempenha-o na perfeição e o público aplaude.
O público fiel do Palhaço Anacleto não são as criancinhas como era de esperar, antes os pais destas. As crianças estão lá é certo, a acompanhar os pais, mas só para aprenderem desde cedo a fina arte de ser cruel.
O Palhaço Anacleto é a medida de todas as coisas negativas na Cidade. Existe para nos relativizar no fracasso. «Ao menos não sou o Palhaço Anacleto» pensa o sujeito ao ver a vida transformada numa fossa de infelicidade e frustração. É o maior insulto quando se quer magoar alguém «és um Palhaço (Anacleto)!» ouve-se frequentemente.
Ninguém quer ser como o Palhaço Anacleto e é por isso que o vamos ver, para nos certificarmos que não somos ele. O Palhaço Anacleto vicia mais que a heroína. Cada queda, cada trambolhão, é um chuto de tranquilidade superior que nos percorre o corpo e nos ameniza o sofrimento.
Jesus pode ter morrido pelos nossos pecados mas o Palhaço Anacleto cai todos os dias pelas nossas dores.

6 comentários:

Brown Eyes Says:
21 de março de 2012 às 20:48

Quem me dera que esses palhaços anacletos desaparecessem todos. Há muito que os palhaços deixaram de ter graça para mim mas parece que ainda há quem se engrace com eles, daí ter eu ainda que os aturar. Beijinhos

Anónimo Says:
21 de março de 2012 às 21:57

Fantástico.
O Palhaço mostra a realidade do homem.
O homem ri-se das palhaçadas do palhaço, e não tem consciência de que a vida é um circo, logo não reconhece as suas palahçadas.
Fico ofendida e não admito que chamem palhaço a alguém.

:)

Briseis Says:
22 de março de 2012 às 12:05

Ai... aquele gostinho sinistro de olhar para o lado e perceber "livra! ainda bem que não sou eu...!!"lol

El Matador Says:
22 de março de 2012 às 18:17

é isso mesmo.

S.o.l. Says:
23 de março de 2012 às 10:59

O ser humano têm tendência a rir do mal alheio, todos já o fizemos e vamos continuar a fazer.

El Matador Says:
23 de março de 2012 às 11:25

é um facto.